Publicado em: 27/11/2017

Categoria:

No mês de novembro, contemplamos o novembro azul, dedicado á prevenção do câncer de próstata. Novembro azul é uma campanha de conscientização mundial, à sociedade em geral, especialmente aos homens com faixa etária a cima de 40 anos, orientando, esclarecendo sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação Geralmente é realizada por várias entidades, especificamente no mês de novembro.

Atualmente, ainda temos preconceitos bastante enraizados em nossa cultura, e é a partir dessa premissa que muitos homens se recusam a fazer o exame, por isso, nós profissionais de Saúde de São Thomé das Letras tivemos a ideia de criar algo que motivasse todos os homens a se prevenir, a partir desta, criamos o torneio de futsal Novembro azul.

 

  OBJETIVOS

A campanha tem como objetivo:

  • Informar sobre a importância do diagnostico precoce do câncer de próstata;
  • Mostrar os fatores de riscos relacionados á doença;
  • Quebrar os preconceitos relacionados ao exame;
  • Incentivar á prevenção de Saúde;
  • Sanar duvida sobre os exames realizados para diagnostico.

METODOLOGIA

A idéia de lançar o futebol como princípio ativo da ação desenvolvida para prevenção do câncer de próstata, foi justamente parar abrangermos um número maior de participantes para que de fato, se torna significante os conceitos de saúde que serão passados diretamente e indiretamente aos envolvidos. Este projeto foi desenvolvido para que se torne um legado e assim seja realizado anualmente.

 

PRINCIPAIS RESULTADOS/APRENDIZADO COM VIVÊNCIA

Com a presença e a participação dos homens com a faixa etária estabelecida pela equipe de saúde do PSF e do NASF, conseguimos atingir o nosso objetivo onde aconteceu o 1ª Torneio de futsal ‘’Novembro AZUL’’. Tivemos um resultado satisfatório onde conseguimos grande presença da população, porém o preconceito ainda existe, precisamos avançar muito para desmistificar a ideia de que a prevenção do câncer de próstata é um procedimento invasivo ao homem. Com a realização do torneio observamos que os homens se interagiram de forma ampla e satisfatória

.