Publicado em: 12/02/2015

Categoria:
Sem categoria

1 – DESCRIÇÕES DO ATRATIVO
gruta são thomé 1

Fonte: http://tulipasnajanela.blogspot.com.br/

sao thome das letras the kanalhas (6)

Fonte:thekanalhas.blogspot.com

 

saida gruta

Fonte: Viktor Chagas

1.1NOME OFICIAL: Gruta de São Thomé

1.6 SITE: www.saotomedasletras.mg.gov.br

1.7 E-MAIL: turismo@saotomedasletras.mg.gov.br

Localiza-se no centro da cidade, e recebe inúmeros visitantes locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

 

A Gruta foi o local onde o escravo João Antão se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, proprietário da Fazenda Campo Alegre, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol.

 

Diz-se que São Thomé ficou sendo “das Letras” por causa dos desenhos rupestres feitos em vermelho que, ainda hoje, podem ser vistos na entrada da gruta.

 

A História

Conta a lenda que, no final do século XVIII, um escravo da fazenda Campo Grande, mal tratado por seu senhor, fugiu da fazenda e encontrou uma gruta, onde se refugiou e viveu por bastante tempo escondido, comendo frutos silvestres, raízes e peixes. Um dia, um senhor de roupas claras e traços finos apareceu ao escravo fugitivo, perguntando-lhe o motivo de sua permanência por tanto tempo naquela gruta. O escravo, então, contou-lhe sua história. O estranho homem escreveu um bilhete e o entregou ao escravo, instruindo-lhe que levasse ao seu senhor e prometendo-lhe que seria perdoado.
O escravo obedeceu. Ao ler a carta, seu senhor admirou-se de letra tão invejável e tão fino papel, incomuns para aquele tempo. Resolveu, então, ir até a gruta onde o escravo estivera, mas não encontrou mais ninguém. Porém, constatou a presença de uma pequena imagem identificada como sendo de São Thomé, apóstolo de Cristo, esculpida em madeira. Assim, o senhor da fazenda decidiu colocá-la na capela, hoje substituída pela Igreja Matriz, perdoando o escravo por sua fuga.

2 – LOCALIZAÇÃO E AMBIÊNCIA
2.1 ENDEREÇO: Gruta de São Thomé – Centro37418-000 – São Thomé das Letras – MG2.2 PONTO DE REFERÊNCIA: Igreja Matriz de São Thomé, na Praça Barão de Alfenas, centro de São Thomé das Letras.

2.3 LOCALIZAÇÃO

2.3.1 URBANA

2.3.2 RURURBANA

2.3.3 RURAL

2.4 LATITUDE: 21°43’36’’

2.5 LONGITUDE: 44°58’94’’

3 – LOCALIDADE MAIS PRÓXIMA DO ATRATIVO
3.1 NOME DA LOCALIDADE: Município de Três Corações3.2 DISTÂNCIA DA LOCALIDADE MAIS PRÓXIMA (Km): 40Km3.3 DISTÂNCIA DO PONTO ZERO DO MUNICÍPIO (Km): 00m